sexta-feira, 20 de abril de 2012

50ª CNBB: Bispos mostram-se preocupados com a diminuição dos católicos no Brasil.

Alguns sites de notícias, noticiaram nesta sexta (20), que os 335 bispos da igreja católica brasileira, que participam da 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estão assustados com a queda do número de católicos no Brasil, pois nos últimos 20 anos, viram o percentual dos que se declaravam católicos no Censo, cair de 83,34% para 67,84% (dados do Censo de 2010) e segundo o padre jesuíta Thierry Lienard de Guertechin, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, esses números serão ainda mais assustadores com a divulgação do próximo Censo.

Segundo informou o site "Bem Paraná", padre Thierry apresentou aos bispos, durante reunião, um quadro das religiões baseado em levantamento da Fundação Getúlio Vargas e das Pesquisas de Orçamentos Familiares do IBGE, resultado de entrevistas com 200 mil famílias realizadas antes do Censo.

De acordo com os dados, os evangélicos representam 21,93% da população, enquanto 6,72% declaram não terem religião e 4,62% dizem praticar religiões alternativas. O grupo mais numeroso depois dos católicos é o da Assembleia de Deus, com 5,77%.

Padre Thierry, alertou também para alguns fatores de distorção e um deles é a multiplicidade da prática religiosa, as pessoas ouvidas nas pesquisas declaram terem uma religião, mas frequentam mais de uma igreja. Isso ocorre com evangélicos e também com espíritas que se dizem católicos.

Outro número preocupante para os bispos é que o grupo de católicos praticantes (aqueles que recebem os sacramentos, vão a missa e participam da comunidade), chega a ser menor que os adeptos da Assembleia de Deus, cerca de apenas 5%, dos 67,84% dos católicos, ou cerca de 7 milhões num universo estimado em pouco mais de 130 milhões de fiéis contra cerca de 11 milhões da Assembleia de Deus.
"Perdemos o povo, porque, se o número absoluto de católicos cresce, caíram os números relativos, que dizem a verdade", alertou o cardeal d. Cláudio Hummes, ex-prefeito da Congregação do Clero no Vaticano e ex-arcebispo de São Paulo. "Não basta fazer uma bela teologia em pequenos grupos, se os católicos que foram batizados não são evangelizados", disse o cardeal na missa dos bispos, na manhã desta sexta-feira, na Basílica de Aparecida.
Fontes: Bem Paraná, Estadão, Ovale.

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO!: É muito importante para nós sabermos sua opinião sobre o que acabou de ler, por isso, deixe o seu comentário sobre a matéria acima que será um prazer para nós exibi-lo aqui. Lembramos apenas que VOCÊ é o ÚNICO responsável por seu comentário e que não são permitidos comentários que contenham: Conteúdo ofensivo, difamatório ou palavras de baixo calão.

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.

Visualizações de página a partir de 01/2012