sexta-feira, 16 de março de 2012

Prefeitura inaugura hoje Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas com homenagem a importante pastor da Assembléia de Deus.

Local onde funcionará o CAPS-AD na Av. Astolfo Dutra
O prefeito Willian Lobo, anunciou em seu blog que Cataguases ganhará mais importante centro para atuar na luta contra a dependência das drogas lícitas como o álcool e ilícitas. Trata-se do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS-AD que levará o nome de um importante pastor que passou por nosso município, o pastor Iracino Cyrino da Silva.



O CAPS AD vai funcionar com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, médicos, educador físico, artesãos, terapeuta ocupacional, técnicos administrativos, auxiliar de serviços gerais e vigia. A unidade de Cataguases é a primeira instalada na microrregião e funcionava em outro endereço desde setembro do ano de 2010, na mesma avenida Astolfo Dutra, com o ambulatório álcool e outras drogas. Agora, com a mudança para o seu novo espaço físico, a Secretaria de Saúde de Cataguases pretende ampliar ações de acolhimento, ofertando tratamento para pessoas com uso nocivo ou dependência de álcool e outras drogas.
Somente conseguiremos amenizar o terrível problema de dependência química se tivermos o apoio e participação de toda a sociedade.

A inauguração será nesta sexta-feira às 19 horas na Avenida Astolfo Dutra, 535, centro.

Pastor Iracino Cyrino da Silva
por Marcos Gama

Pr. Iracino Cyrino da Silva.
O pastor Iracino Cyrino da Silva, foi um importante pastor na história das Assembléias de Deus em Cataguases, desde que chegou em 18 de outubro de 1987 para pastorear a igreja que hoje é a Catedral das Assembléias de Deus.

Na época a igreja era bem menor e ocupava apenas o endereço da Avenida Guido Marliere.

Formado em Administração de empresas, o pastor Iracino também foi um homem de visão, pois logo quando assumiu a presidência da igreja idealizou a construção do novo templo que mais tarde se tornaria um dos mais belos e grandiosos templos da região, ocupando hoje duas ruas, com sua entrada pela Rua Romualdo Menezes, 331, bairro Menezes e saída pela Av. Guido Marliere, 336 bairro Haideê.

Para a construção do templo, tomou atitudes que aparentemente assustariam qualquer tesoureiro, pois fechou a cantina por não concordar com comércio dentro da igreja e que pessoas humildes ficassem olhando os que podiam comprar e também não aceitava dinheiro de político, pois dizia que o templo seria construído com o dinheiro dos membros.

Catedral das Assembléias de Deus, idealizada
Pelo Pr. Iracino.
Frente na R. Romualdo Menezes
em seus 17 anos, seis meses e dezessete dias que esteve a frente da Assembléia de Deus em Cataguases, realizou muitas obras e ajudou inúmeras pessoas com vários projetos sociais da igreja, organizando a CIBEC, Confederação de Irmãos Beneficientes de Cataguases entre outros. Foi também o presidente da convenção mineira de pastores da Assembléia de Deus do campo de Madureira, realizou reformas em igrejas de Miraí, leopoldina e região e influenciou diretamente muitas pessoas em Cataguases.

Era conhecido como homem extremamente educado, inteligente e polido, nunca levantava a voz para ninguém, mas se impunha com suas idéias e alcançou o respeito de todas as autoridades eclesiásticas e civis de Cataguases.

Faleceu em 1 de abril de 2004.

2 comentários:

  1. Conheci o Pastor Iracino Cyrino da Silva no final do ano de 2004, ocasião que aceitei a Jesus como Salvador, mas pude desde então ouvir irmãos tecerem comentários de valor sobre a vida deste grande homem de Deus.
    Em poucas oportunidades que vi ministrar a Poderosa Palavra de Deus com seu jeito singular e inigualável, pude então perceber, após sua passagem para a eternidade, que aconteceu no dia 1º de Abril de 2005, que o pouco que vi e ouvi jamais veríamos alguém com uma sensibilidade humana tão grandiosa, tão valorosa, tão admirável, que faziam tão bem aos seus ouvintes!
    Parabéns aos idealizadores por excelente lembrança e homenagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ele foi um grande homem, queremos apenas retificar que a data correta de seu falecimento foi 1 de abril de 2004.

      Excluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO!: É muito importante para nós sabermos sua opinião sobre o que acabou de ler, por isso, deixe o seu comentário sobre a matéria acima que será um prazer para nós exibi-lo aqui. Lembramos apenas que VOCÊ é o ÚNICO responsável por seu comentário e que não são permitidos comentários que contenham: Conteúdo ofensivo, difamatório ou palavras de baixo calão.

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.

Visualizações de página a partir de 01/2012